OAB-RJ defende uso de tropa federal contra violência no Rio

terça-feira, 30 de novembro de 2004 às 05:13

Brasília, 30/11/2004 - A atuação de tropas federais na segurança do Rio de Janeiro é uma necessidade urgente e já deveria ter sido decidida há muito tempo pelas autoridades federais e estaduais. Esta a opinião manifestada hoje (30) pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Octávio Gomes. “O Rio precisa desse auxílio urgentemente; aliás, esse trabalho em conjunto já deveria ter sido implantado há muito tempo aqui no Estado”, defendeu, logo após relatar ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, a situação crítica do setor da segurança no Estado.

Para o presidente da OAB-RJ, o envio de tropas federais ao Rio de Janeiro - que segundo o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, só depende de uma solicitação da governadora Rosinha Matheus - poderia evitar a situação de descalabro em que se encontra a cidade.“Se esse trabalho já tivesse sido implantado há tempo, provavelmente nós não teríamos presenciado esses últimos acontecimentos nefastos aqui na cidade, como fechamento da linha vermelha,que faz com que as pessoas levem até três horas para chegar a Niterói”.

Octávio Gomes, que afirmou não ter mais coragem de sair à noite na cidade devido ao grau de violência que a assola, sustentou ser “plenamente favorável” ao envio de tropas federais ao Rio, e acredita que a maioria da população pensa da mesma forma. “Isso poderia evitar esses acontecimentos alarmantes, essas audácias, esses tiroteios que aterrorizam a população e infernizam a vida do Rio de Janeiro”.