OAB-SE se mobiliza contra transposição do São Francisco
São Luís (MA), 26/11/2004 - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Sergipe (OAB-SE), Henri Clay Andrade, vai realizar no próximo dia 3, na Subseção da OAB de Propriá, às margens do rio São Francisco, sessão especial do conselho estadual da entidade a fim de discutir o ajuizamento de uma ação civil pública na Justiça Federal para impedir a transformação do rio São Francisco sem que haja um projeto de revitalização do rio.
Segundo Henri Clay, durante a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometeu com a medida. “No entanto, bastou ele assumir o governo que mudou de opinião e, hoje, defende a imediata transposição do São Francisco”, lamentou o presidente da Seccional, afirmando que esta “é mais uma promessa que Lula deixa de cumprir em seus quase dois anos de governo".
“O rio São Francisco está morrendo. Fazer a transposição sem que haja, antes, um projeto de revitalização, é o mesmo que tirar os tubos do paciente e deixá-lo sem oxigênio. Ele vai morrer na certa”, afirmou Henri Clay.
Para a sessão especial, o presidente da OAB sergipana convidou todos os presidentes das demais Seccionais da região Nordeste e de Minas Gerais. O primeiro a confirmar presença em Propriá no próximo dia 3 foi o presidente da OAB do Rio Grande do Norte, Joanilson de Paula Rêgo. Representando o Conselho Federal da OAB, irá o secretário-geral da entidade, Cezar Britto.
O convite aos demais presidentes para foi feito hoje (26) durante o Encontro do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB, realizado em São Luís, no Maranhão.