Crime no ES está vivo e atuante, diz presidente da OAB
Vitória (ES), 23/11/2004 - "O crime organizado está vivo e atuante, agora fora da estrutura do governo. Os saudosistas das eras superadas não estão dormindo", disse hoje o presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Espírito Santo, Agesandro da Costa Pereira. A afirmação foi feita ao comentar a participação de forças federais no combate às ações de destruição da frota de ônibus na Grande Vitória.
Desde a última quinta-feira, dez veículos foram queimados em Cariacica, Vila Velha e Vitória. Para o presidente da OAB, o crime organizado está por trás das ações de vandalismo, que ele aponta como um desafio às autoridades constituídas. "São fatos extremamente sérios, que comprometem a tranqüilidade, a paz pública. O Exército, nesse caso, atua como aliado das forças policiais estaduais", argumentou ele.
Enquanto Agessandro dava entrevista na sede da OAB, bem perto dali o carro do assessor de imprensa do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido), foi incendiado próximo ao Palácio Anchieta, sede do governo, em Vitória. Segundo testemunhas que presenciaram a cena, o carro do jornalista Daniel Simões foi atacado por dois homens que jogaram gasolina, atearam fogo e saíram correndo. O incêndio foi controlado pelos seguranças do Palácio Anchieta. Ninguém foi preso.