Diretor da OAB é fuzilado no interior de Pernambuco

terça-feira, 23 de novembro de 2004 às 05:57

Brasília, 23/11/2004 - Menos de trinta dias após desconhecidos terem metralhado, durante a madrugada, o escritório do ex-presidente da Seccional da Ordem dos Advogados de Pernambuco, Aluisio José de Vasconcelos Xavier, outro advogado pernambucano, Josias Gomes de Oliveira – diretor da OAB de Vitória de Santo Antão – foi assassinado na tarde desta segunda-feira por dois homens que estavam em uma moto. Josias, que seguia para o Fórum da cidade, foi atingido por nove tiros na região do tórax, dentro de seu carro. O advogado havia sido eleito vereador da cidade de Pombos - onde morava - nas últimas eleições e tomaria posse no mês de janeiro.

O presidente da Subseção da OAB em Vitória de Santo Antão, Washington Amorim, disse que enviou, na noite de ontem (22), ao governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, e ao secretário de Defesa Social, João Braga, documento pedindo a designação de um delegado especial para apurar o caso. “Apesar de ele ter sido eleito agora, é muito cedo para falar em crime político. Temos que aguardar as investigações”, disse.

Ainda na noite de ontem, um homem que não teve a identidade revelada foi detido para averiguação na delegacia do município. Além disso, os policiais continuam em diligências no intuito de capturar os responsáveis pelo crime. Pelo fato de o veículo não ter sido baleado, os policiais da Delegacia de Vitória acreditam que o crime tenha sido praticado por matadores profissionais. As investigações vão continuar no dia de hoje e a OAB aguarda a designação de um delegado especial para apurar o caso.