OAB-74 anos: Busato destaca história em defesa do País

quinta-feira, 18 de novembro de 2004 às 08:02

Brasília, 18/11/2004 - Ao enviar hoje (18) mensagem pela passagem dos 74 anos de criação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente nacional da entidade, Roberto Busato, afirmou que "poucas instituições no Brasil chegam aos 74 anos de vida com uma história como a OAB - de coragem, coerência e de defesa intransigente do País". Segue a mensagem do presidente Roberto Busato:

"Poucas instituições no Brasil chegam aos 74 anos de vida com uma história como a Ordem dos Advogados do Brasil - de coragem, coerência e de defesa instransigente do nosso País e de nossa gente. Isto porque a OAB possui uma missão corporativa, de defesa da Advocacia, e outra institucional, de defesa da democracia, da Constituição e das Leis. Ambas convergindo para um único fim: a construção de uma sociedade justa alicerçada em preceitos éticos.

Cabe à OAB, por força legal e dentro de sua missão institucional, bem assim aos advogados, em razão de sua missão social, se fazerem presentes no encaminhamento de propostas para o Brasil enfrentar e buscar soluções diante de seus desafios emergentes.

A nossa corporação reúne mais de 500 mil advogados em torno de 27 Seccionais e mais de mil Subseções. Sem dúvida é uma das maiores do gênero em todo o mundo. Vale dizer que cresce, igualmente, a nossa responsabilidade. Toda a sociedade deseja uma OAB cada vez mais vigilante com o quadro social do País, tanto no que se refere às profundas desigualdades decorrentes de uma má distribuição de renda, quanto à segurança e ao meio ambiente. É nosso dever agirmos como consciência crítica, denunciando as calamidades sociais, a corrupção e todas as formas de opressão e violência que atentam contra a cidadania. A Ordem dos Advogados do Brasil tem o dever de contribuir com o pensamento nacional para que possamos nos orgulhar do passado e enxergar um futuro melhor para os nossos filhos."