Vidigal informa OAB de debate internacional sobre reforma

quinta-feira, 11 de novembro de 2004 às 09:13

Brasília, 11/11/2004 – O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal, informou ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, sobre os preparativos do encontro de magistrados de dez países da América do Sul, que será realizado em Brasília em 25 e 26 de novembro e propiciará amplo debate sobre a reforma do Judiciário no continente sul-americano. Liderados pelo Brasil, juízes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Equador, Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela debaterão suas experiências em procedimentos de modernização da Justiça. O encontro será realizado na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.

Além de debater a reforma, o grupo de magistrados também formalizará um bloco denominado "G-10" para questões da magistratura da América do Sul. Os países que integram a comunidade ibero-americana de Cortes Supremas e Supremos Tribunais de Justiça – bloco liderado pela Espanha – terão mais margem de manobra se afinarem os discursos. O encontro terá 200 participantes e sua programação ainda está sendo elaborada pela comissão organizadora. As informações são do STJ.

Vidigal pediu o apoio do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para o evento no qual a reforma do Poder Judiciário será o centro dos debates. O Itamaraty está cedendo a estrutura física, entre outras facilidades, para que o encontro seja realizado.