Edísio Souto participa de reunião no CDDPH

quarta-feira, 10 de novembro de 2004 às 09:20

Brasília, 10/11/2004 – O presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Edísio Simões Souto, participa logo mais, às 9h30, da 158ª reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH). A reunião, que terá como tema “A reforma da Política Psiquiátrica no Brasil”, será realizada na sala de reuniões do Ministério da Justiça.

O convite foi feito ao presidente da Comissão da OAB pelo secretário especial dos Direitos Humanos, ministro Nilmário Miranda. Edísio Souto foi um dos coordenadores da blitz realizada conjuntamente com o Conselho Federal de Psicologia em 38 hospitais psiquiátricos de dezesseis Estados brasileiros e no Distrito Federal.

Realizada em agosto último, a ação conjunta denunciou a existência de estabelecimentos psiquiátricos com pacientes vivendo nus pelos corredores, doentes mentais tratados como presidiários, hospitais que não possuem plantão médico aos finais de semana, muito menos terapeutas ocupacionais ou medicamentos indispensáveis ao tratamento de doenças mentais.

O tema da 158ª reunião do CDDPH foi escolhido diante das informações contidas no relatório “Inspeção Nacional de unidades psiquiátricas em prol dos direitos humanos”, que foi elaborado após a blitz conjunta deflagrada por advogados e psicólogos e entregue ao ministro Nilmário Miranda.