OAB homenageia o advogado Bouret dentro do Projeto Memória

segunda-feira, 08 de novembro de 2004 às 08:21

Brasília, 08/11/2004 - Ao ser homenageado há pouco pelo Projeto Memória do Conselho Federal da OAB, o advogado matogrossense José Annibal de Souza Bouret destacou o papel da entidade na luta pelo Estado de Direito, mantida desde 1930 quando foi fundada. Bouret foi saudado pelo presidente nacional da OAB, Roberto Busato, e pelo conselheiro federal da entidade pelo Mato Grosso, Elarmin Miranda, em cerimônia que contou também com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, de dirigentes da entidade e diversos conselheiros federais.

“Durante todo o período em que convivi com os livros forenses - e lá se vão quase 50 anos, entre a faculdade e a advocacia - sempre procurei advogar dentro das normas que a nossa classe exige, cometendo erros, mas procurando sempre seguir a ética”, afirmou Bouret, que foi militante estudantil na juventude em seu Estado, foi preso político em 1964, confinado por 50 dias no Quartel do Exército em Cuiabá. Bouret prestou relevantes serviços à profissão e à cidadania brasileiras e até hoje exerce intensamente a advocacia, como afirmou, mesmo enfrentando problemas de saúde.

Roberto Busato destacou a importância da homenagem ao advogado de Mato Grosso, “dentro do espírito da OAB de olhar para o passado, de forma a ajudar nas lutas do presente e projetar o futuro”. O Projeto Memória visa resgatar e documentar o passado da entidade, homenageando a cada sessão do Conselho Pleno da OAB os advogados que contribuíram para sua história. Segundo o presidente da OAB, o exemplo de Bouret mostra que “a advocacia verdadeira não tem aposentadoria, pois todos somos escravos dessa que é a mais humana e mais bela das profissões".

À cerimônia de homenagem ao advogado José Annibal Bouret, na sede do Conselho Federal da OAB, estiveram ainda presentes os diretores da OAB Cezar Britto (secretário-geral) e Vladimir Rossi (tesoureiro), além do membro honorário vitalício e ex-presidente da entidade, Hermann Baeta, do integrante da Comissão de Estudos Constitucionais e jurista Paulo Bonavides, do ex-presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Nilton Correia, e do conselheiro federal por Minas Gerais, Gustavo Branco, decano do Conselho da OAB.