Fórum apura presença de deputado em turismo sexual

quarta-feira, 20 de outubro de 2004 às 04:52

Brasília,20/10/2004 – A representante do Conselho Federal da OAB junto ao Conanda-Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão do Ministério da Justiça, a advogada paranaense Marta Marília Tonin, participou hoje (20) da solenidade de instalação do Fórum de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Após a instalação, os membros do fórum iniciaram a discussão sobre a análise do Caso Amazonas, que se refere à denúncias de exploração sexual infanto-juvenil naquele estado onde um dos acusados é o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Benício Tavares.

A denúncia contra o deputado Benício Tavares ocorreu somente após o naufrágio de uma embarcação no rio Negro onde morreram treze pessoas, dentre elas cinco adolescentes. As sobreviventes, todas na faixa etária abaixo de 18 anos, relataram para as autoridades policiais que faziam parte do turismo sexual na embarcação e reconheceram, entre as pessoas que faziam parte dessa aventura encontrava-se o deputado Benício Tavares.

Para a representante da OAB no Fórum, Marta Tonin, o deputado Benício Tavares não poderá, mais uma vez, sair ileso de uma acusação de tamanha gravidade. “Se isto vier a ocorrer não tenho dúvidas de que estaremos atestando a impunidade neste país”. Segundo ela, a OAB vai acompanhar de perto todo esse processo envolvendo o parlamentar.

Na próxima reunião do Fórum, marcada para o próximo dia 26, haverá o depoimento das delegada Maria das Graças da Silva e Selma Carmona, ambas pertencentes a Delegacias de Proteção da Criança e do Adolescente. Haverá,ainda, a presença do representante da Procuradoria-Geral de Justiça do Distrito Federal.