Projeto Memória homenageia gaúcho Justino Vasconcelos

terça-feira, 19 de outubro de 2004 às 07:01

Brasília, 19/10/2004 - Em prosseguimento às homenagens do Projeto Memória, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil homenageará com um almoço hoje (19) o advogado Justino Albuquerque Vasconcelos, do Rio Grande do Sul. Ex-presidente da Seccional da OAB daquele Estado e importante colaborador da história da entidade, Vasconcelos será saudado pelo ministro da Educação Tarso Genro, que também é gaúcho, e fará a homenagem na sede da OAB na condição de advogado trabalhista.

Para o almoço, foram convidados gaúchos ilustres do Judiciário. Já confirmaram presença o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim; o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ari Pargendler; o ministro do STJ, Gilson Dipp; o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ronaldo Lopes Leal; e a ministra do TST Maria Cristina Irigoyen Peduzzi (que nasceu em Melo, no Uruguai, mas naturalizou-se brasileira e fez carreira no Rio Grande do Sul).

Também já confirmaram presença na homenagem o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Carlos Madeira; o presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Jorge Maurique; e o ex-presidente do STJ, ministro Paulo Costa Leite. Foram convidados para o almoço todos os ministros gaúchos do STF, do STJ e tribunais superiores.

Nascido em Boa Vista do Erechim, em 1923, Justino Vasconcelos formou-se em Direito pela Ufrgs em 1950 e presidiu o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul nas gestões de 1965, 1967 e 1969. De 1973 a 1981, o advogado gaúcho presidiu a Seccional da OAB no Estado. É autor de vários livros e foi eleito membro da Academia Rio-Grandense de Letras no ano de 1976.

Por meio do Projeto Memória, a OAB busca resgatar os nomes que fizeram a história da advocacia no Brasil e contribuíram para as atividades da entidade. A cada sessão plenária, o Conselho Federal da OAB homenageia um advogado que tenha contribuído para a história da entidade e para os avanços da advocacia no país. A idéia de criar o Projeto Memória, de acordo com o presidente nacional da OAB, Roberto Busato, partiu da necessidade de resgatar e documentar o passado da entidade, do qual essas personalidades são parte importante.

O gaúcho Justino Vasconcelos é o segundo a receber a homenagem do Projeto Memória. Antes dele, foi homenageado o advogado cearense Antônio Francisco de Albuquerque, ex-conselheiro federal da OAB e ex-dirigente da Seccional da entidade do Ceará.