OAB, MP e partidos verificam sistema eletrônico de votação
Brasília, 13/10/2004 - Representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público estiveram reunidos com técnicos e com o secretário de informática do Tribunal Superior Eleitoral, Paulo César Camarão, para verificação e assinatura dos programas que serão utilizados no segundo turno de votação e na totalização. O ministro Caputo Bastos assinará pelo TSE após a verificação por parte dos representantes.
O objetivo do encontro é promover a maior transparência possível à sociedade sobre a segurança dos programas de informática a serem utilizados nas urnas eletrônicas e na totalização dos votos. Com a verificação dos representantes de partidos, da OAB e do Ministério Público, há a garantia de que os programas que serão utilizados nas urnas e no sistema de totalização serão os mesmos disponibilizados no encontro de hoje.
Todos os partidos políticos com registro na Justiça Eleitoral foram convidados a participar da verificação do sistema informatizado. Procedimento semelhante foi realizado também no primeiro turno, quando foi oportunizado aos representantes o conhecimento do sistema detalhadamente, desde o programa que vai nas urnas eletrônicas até a totalização dos votos para divulgação oficial. As informações foram divulgadas pelo site do TSE (www.tse.gov.br).