Coadem debaterá advocacia e ensino jurídico do Mercosul no PR
Rosario, 12/10/2004 – O diretor-executivo do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul (Coadem), Sérgio Ferraz, anunciou hoje (12), durante reunião do Conselho realizada em Rosario, na Argentina, que o Coadem vai realizar de 14 a 16 de abril de 2005 reunião com os advogados dos sete países que compõem o Mercosul. No encontro, que será realizado em Foz do Iguaçu (PR), serão debatidos o exercício da advocacia no Mercosul e a qualidade do ensino jurídico oferecido pelas faculdades de Direito nesses sete países.
O anúncio foi feito aos presidentes das Ordens de Advogados da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, reunidos em Rosário, cidade localizada a 300 quilômetros de Buenos Aires. A reunião do Conselho de Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul em Foz do Iguaçu foi anunciada na abertura do encontro de hoje, que teve início às 9h no auditório do Colégio Rosario.
Além de advogados dos países que integram o bloco, o Coadem convidará um advogado da Espanha e outro de Portugal para expor as experiências advocatícias e traçar um panorama do ensino jurídico naqueles países europeus. A organização da reunião ficará a cargo do advogado de Londrina (PR), Alberto de Paula Machado, também membro do Coadem.
Os presidentes que compõem o Coadem são os seguintes: Carlos Alberto Andreucci (Argentina); Hedy Walter Fernández Gutierrez (Bolívia); Roberto Busato (Brasil); Sergio Urrejola Monckeberg (Chile); Enrique Bachetta Chirrían (Paraguai); Ulises Montoya Alberti (Peru) e Elisabeth Edith Wieder Muller (Uruguai). Sérgio Ferraz é diretor do Coadem e conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo Acre.
Integram o Coadem pelo Brasil, além de Roberto Busato, os advogados Sergio Frazão do Couto, conselheiro federal da OAB pelo Pará; Romeo Bacellar Filho; Reginald Felker, conselheiro federal da OAB pelo Rio Grande do Sul e Carlos Eduardo Manfredini Hapner. Ao todo, o Coadem é composto de 28 integrantes dos países do Mercosul.