Arx Tourinho debate reforma psiquiátrica em evento na Bahia

terça-feira, 12 de outubro de 2004 às 08:00

Brasília, 12/10/2004 - O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Arx Tourinho, será um dos palestrantes do seminário “A Reforma Psiquiátrica Brasileira em Questão”, que será realizado nas próximas quinta (14) e sexta-feira (15) em Salvador. O evento será realizado no auditório Caetano Veloso da Universidade Estadual da Bahia.

O seminário será aberto às 9h30 do dia 14 e, em seguida, terá início a mesa de debates “Controle Social e Reforma Psiquiátrica” da qual Arx Tourinho será palestrante, juntamente com o secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda. Também participará desse painel a representante do Conselho Federal de Psicologia, Rosimeire Aparecida Silva.

No dia 15 será dado prosseguimento às discussões com a discussão de três temas: “A Complexidade da Reforma Psiquiátrica”; “Direitos Humanos e Saúde Mental” e “A Arte e a Técnica da Clínica com as Psicoses nos Novos Serviços Substitutivos que compõem a Rede de Serviços de Saúde Mental”.

Do primeiro, participarão professores, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais de vários Estados. No segundo painel, estará presente Cecília Coimbra, do Grupo Tortura Nunca Mais, entre outros. Da terceira e última mesa de debates da programação, farão parte professores, psicólogos, Rosimeire Aparecida da Silva e a integrante da Rede Nacional Internúcleos Movimento da Luta Antimanicomial e Política Nacional de Saúde Mental, Ana Martha Lobosque.

O convite para a participação da Comissão de Direitos Humanos da OAB no seminário foi feito pela coordenadora-geral do Conselho Federal de Psicologia, Yvone Duarte. Além de vice-presidente da Comissão, Arx Tourinho é conselheiro federal da OAB pela Bahia.