OAB apoia e participa do 12º Prêmio Engenho de Comunicação

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015 às 05:58

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, participou nesta sexta-feira (11) do 12º Prêmio Engenho de Comunicação, no qual entregou o troféu de jornalista do ano a Gerson Camarotti, da GloboNews. A Ordem apoia institucionalmente a premiação, que homenageia profissionais e veículos da capital.

“Uma imprensa forte e atuante, baseada no pilar democrático da liberdade de expressão, é essencial para o país. A OAB sempre defendeu essas bases em seus 85 anos de existência”, afirmou Marcus Vinicius durante a premiação, ocorrida em almoço na Embaixada de Portugal.

Presidente da Engenho Comunicação e organizadora do prêmio, a jornalista Kátia Cubel agradeceu o apoio institucional da Ordem dos Advogados do Brasil. “A OAB é historicamente ligada a valores dos quais comunam o Prêmio Engenho: liberdade de expressão, ética, cidadania e transparência. Estarmos juntos é um orgulho para todos, jornalistas e organização”, explicou.

O júri que escolheu os vencedores foi formado por sete personalidades de áreas diversas, sendo presidido pelo ministro do STF Marco Aurélio de Mello. “Este é um período fértil, embora negativo, para a imprensa. Uma imprensa livre e séria é indispensável para a democracia. Seu papel inspira os homens de bem a fazerem tudo o que está a seu alcance”, saudou o magistrado.

João Carlos Martins, um dos mais importantes pianistas e maestros do país, foi homenageado durante a apresentação. O artista contou sua trajetória de prodígio do piano às diversas cirurgias que lhe tiraram os movimentos da mão, se redescobrindo como regente e no trabalho social com crianças e adolescentes carentes de São Paulo. Ele tocou três composições com musicistas de Brasília.

Conheça abaixo os vencedores do 12º Prêmio Engenho de Comunicação:

Jornalista do Ano: Gerson Camarotti – GloboNews

Melhor Site: Diário do Poder

Melhor Coluna de Notícias: Luiz Carlos Azedo – Correio Braziliense

Melhor Apresentador de TV: Guilherme Portanova – Bom Dia DF (Globo)

Melhor Programa de Rádio: Justiça em Cena (Rádio Justiça)

Melhor Veículo Impresso: Metro DF

Melhor Programa de TV: Fatos & Versões – GloboNews

Melhor Cobertura de Brasília: Correio Braziliense