Homenageado, João Otávio de Noronha defende Quinto Constitucional

quarta-feira, 02 de dezembro de 2015 às 05:02

Brasília - A OAB Nacional homenageou o ministro do STJ João Otávio de Noronha com o Troféu Raymundo Faoro por seus serviços prestados à advocacia. Advindo do Quinto Constitucional, o magistrado defendeu o instrumento como maneira de oxigenar a composição dos tribunais e levar outras experiências aos jurisdicionados.

“Devemos defender o Quinto Constitucional a partir dos bons exemplos, como é o ministro João Otávio de Noronha. Destaco suaa brilhante trajetória, que muito nos orgulha, pois foi advogado militante por mais de duas décadas, tendo atuação destacada na OAB, inclusive como conselheiro federal”, explicou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, durante a entrega da homenagem.

“O importante é a presença do advogado nas Cortes. Nossa missão é levar a experiência de vida angariada do outro lado do balcão: não no balcão da autoridade, mas de quem postulou, requereu, emitiu parecer, ocupou tribuna e sofreu angústias de se deparar com fracos e desqualificados magistrados. Quinto Constitucional não é favor nem privilégio, mas garantia ao jurisdicionado de que terá alguém que trará oxigenação e experiências”, afirmou o ministro no discurso de agradecimento.

“É um prazer reencontrar os colegas nesta homenagem. Minha grande saudade da advocacia é o ambiente do Conselho Federal. Recebo troféu com muito prazer, porque Raymundo Faoro é ícone da advocacia brasileira e mundial, com coragem e determinação, presidindo esta casa nos momentos mais difíceis, sem jamais se curvas aos interesses dos ditadores. Na qualidade de ministro e de quem foi advogado por 22 anos, é motivo de júbilo e honra receber essa homenagem”, finalizou.

Conselheiro federal por Minas Gerais, Estado do homenageado, Paulo Roberto de Gouvêa Medina elogiou a a formação e a têmpera de advogado de Noronha. “A convivência me deixou conhecer a figura humana extraordinária, conselheiro assíduo e dedicado, presente nos debates com rigor e entusiasmo do advogado. É grato acompanhar sua trajetória e poder dizer que foi sábia decisão de lhe conferir este prêmio”, saudou.

Afeife Hajj, conselheiro por MS, classificou Noronha como grande brasileiro e cidadão. "Estou enaltecido e feliz, o ministro é um verdadeiro representante da OAB no Quinto Constitucional. Nunca se recusou a receber um advogado", explicou.