Bola rola entre advogados no V Campeonato Brasileiro de Futebol

quinta-feira, 07 de outubro de 2004 às 11:06

Vitóriia (ES), 07/10/2004 - Ao som da banda da Polícia Militar, teve início há pouco o V Campeonato Brasileiro de Futebol de Advogados, organizado pela Coordenadoriade Esporte e Lazer do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. A partida inaugural está sendo disputada entre a equipe da casa - a Seccional da OAB do Espírito Santo -, que foi vice-campeã do IV Campeonato, e a de Tocantins. Cerca de 200 advogados em chuteiras, atletas de delegações de sete Seccionais da OAB, participam do evento, que vai de hoje a segunda-feira próxima (11), quando será disputada a final.

O campeonato está sendo realizado no campo da Associação Esportiva e Recreativa Tubarão (Aert), clube dos funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, anexo ao complexo portuário de Tubarão. A abertura oficial do evento foi feita pelo coordenador de Esporte e Lazer da OAB nacional, Sebastião Macalé, ex-jogador do Goiás Esporte Clube, com a presença do presidente da Seccional da OAB-ES, Agesandro da Costa Pereira, do secretário-geral da OAB-MG, João Henrique Café, e do secretário de Esporte do Estado do Espírito Santo, Maurício Ribeiro, que representou o governador Paulo Hartung. Em nome dos anfitriões, o diretor da Área de Pelotização da CVRD, Sérgio Leite, deu as boas-vindas aos atletas e dirigentes da OAB.

Além dos times que fazem o primeiro jogo - Espírito Santo e Tocantins - estão participando do V Campeonato Brasileiro de Futebol de Advogados as equipes das Seccionais do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná, que foi a campeã no ano passado, no IV Campeonato, disputado em Curitiba. Mais dois jogos estão programados para hoje: Distrito Federal enfrenta Goiás e Minas Gerais disputa com o Paraná. Os jogos ocorrem sempre pela manhã nos gramados da Aert.

Fora das quatro linhas, a atração do campeonato são os ex-jogadores profissionais Macalé, que atuou como zagueiro do Goiás até 1981, onde conquistou vários títulos, e o ex-goleiro do Fluminense Paulo Vitor, que é treinador da equipe do Distrito Federal. Macalé, muito aplaudido durante a cerimônia de abertura do campeonato, destacou o empenho do presidente do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, em promover o esporte na sua gestão, "como forma de maior integração das seccionais e de inserir a entidade - que sempre esteve na vanguarda dos acontecimentos políticos e institucionais do País -, também nos desportos, de uma forma mais participativa".

O secretário-geral da Seccional da OAB-MG, João Henrique Café, em breve saudação fez uma analogia entre a realização do Campeonato e a Campanha Nacional em Defesa e Valorização da Advocacia lançada por Roberto Busato. Segundo ele, ambos buscam a maior integração dos advogados, "nesses tempos em que suas prerrogativas são desrespeitadas e o maior prejudicado acaba sendo o cidadão, pois como bem diz o slogam da campanha: "cidadão sem defesa, cidadania ameaçada".