Presidente da OAB e Prêmio Nobel recebem Troféu Raça Negra em SP
São Paulo (SP) Ao lado do cantor Martinho da Vila e do escritor nigeriano Wole Soynka, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, foi homenageado pela comunidade negra neste domingo com o Troféu Raça Negra 2015. A cerimônia de premiação ocorreu na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. A jornalista Maria Júlia Coutinho, da TV Globo, também foi homenageada.
O prêmio é realizado pela Sociedade Afro Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) e pela Universidade Zumbi dos Palmares. As instituições justificaram a distinção ao presidente da OAB pelos seus "valiosos préstimos na luta em prol da igualdade, justiça e respeito aos cidadãos negros paulistanos".
“Muito orgulha a advocacia brasileira receber um prêmio desta envergadura. Eu o dedico ao advogado negro Luiz Gama, um herói nacional, pela libertação de mais de 500 escravos”, afirmou Marcus Vinicius após receber a homenagem.
"Em nossa gestão à frente da OAB Nacional, o Brasil passou a contar com mais de 45 mil novos advogados negros, demonstrando sua competência e preparo. Somos um só Brasil. Todos os brasileiros merecem ser tratados com igual respeito e consideração", disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.
O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que é advogado, esteve presente ao evento. Também participaram o advogado Humberto Adami, presidente da comissão nacional da verdade da escravidão negra da OAB nacional, e o ministro do Supremo Tribunal Federal José Antonio Dias Toffoli, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral.