Presidente da OAB e da Ordem da África do Sul aproximam entidades
Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, reuniu-se nesta terça-feira (22) com Richard Scott, co-presidente da Law Society of South Africa, dando continuidade ao termo de cooperação assinado entre as duas entidades nesta semana. No encontro, debateram os sistemas jurídicos de cada país e traçaram estratégias conjuntas de fortalecimento da advocacia.
Entre os pontos de destaque do acordo está a colaboração na defesa dos direitos humanos, a integração entre os países, a troca de experiências culturais e a realização de intercâmbios de advogados entre os dois países.
O presidente da Ordem afirmou que, apesar das diferenças entre as duas entidades, ambas trabalham pela representação de seus associados e pela defesa do Estado Democrático de Direito, agindo como voz da cidadania.
Scott elogiou a atuação da OAB pelos mais de 875 mil advogados, realçando o trabalho pela modernização do Judiciário, como na questão do peticionamento eletrônico, experiência que quer repetir na África do Sul.
Apesar de ser um país bem menor, com menos advogados, estes profissionais foram essenciais na redemocratização do país após o regime do Apartheid, que terminou em 1994. “As comissões de reconciliação, em que as pessoas puderam confessar seus crimes, ajudaram no processo de estabilização do país. Os advogados foram essenciais nelas”, explicou.
O co-presidente da Law Society of South Africa presenteou Marcus Vinicius com uma estátua de bronze representando uma mulher da tribo de Nelson Mandela. O presidente da Ordem agradeceu lembrando uma frase do líder da democratização daquele país: “Tudo é impossível, até que seja realizado”.