OAB participa de encontro da Law Society

quarta-feira, 29 de setembro de 2004 às 12:52

Brasília, 29/09/2004 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, participou hoje (29) da abertura do Ano Jurídico Inglês da Law Society of England and Wales, em Londres, cujo tema central é “Promovendo a Governança Global: Associações de Advogados e Desenvolvimento da Agenda”. Busato acompanhou e tomou parte das discussões de dois painéis realizados na manhã de hoje. Ele assina amanhã (30) acordo entre a OAB e a Law Society para estimular intercâmbio de advogados dos dois países.

O primeiro painel da manhã, intitulado “Qual é o papel das associações de advogados no desenvolvimento internacional”, foi centro basicamente na questão da proteção aos direitos humanos, acesso à Justiça e estímulo ao desenvolvimento econômico e investimento interno. Seus palestrantes foram Joseph James, presidente da Law Society do Zimbabwe; Patrick Petterson, presidente da Organização das Associações de Advogados do Caribe, e Maria Slazak, presidente da Comissão de Negócios Internacionais do Conselho Nacional de Assessores Jurídico da Polônia.

Para Busato esse painel mostrou uma rica explanação sobre o papel das associações de advogados no âmbito internacional. Ele destacou principalmente a exposição de Joseph James, “que contou a realidade de um país africano não-democrático e a grande luta da advocacia daquele país no sentido da conscientização sobre os direitos humanos dos cidadãos”. Conforme o presidente da OAB, a advocacia do Zimbabwe desenvolve também trabalho semelhante ao Brasil no sentido de lutar pelas prerrogativas do advogado, defendendo o direito ao sigilo profissional, que “é inerente à defesa da cidadania”. O representante do Zimbabwe protestou ainda contra o tratamento daquele governo africano aos juízes brancos, que têm um trabalho maior em relação aos direitos humanos.

No painel seguinte, a discussão foi sobre o tema “Como as Ordens de Advogados podem cumprir seu papel”, tendo como palestrantes Christian Ahlund, diretor executivo da Assistência Internacional Jurídica (Ilac) e Alison Hook, diretor internacional da Law Society of England and Wales. Nesse debate, houve uma significativa exposição sobre a questão da advocacia na Bósnia que, como aquele país, foi praticamente destruída pela guerra étnica e recentemente reconstruída com financiamentos internacionais, inclusive da Suécia. A cooperação internacional foi ponto de destaque nesses debates dos quais Busato participou representando o Conselho Federal da OAB.