OAB expõe objetivo da campanha de prerrogativas ao STJ e TST

terça-feira, 21 de setembro de 2004 às 07:12

Brasília, 21/09/2004 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, apresentou há pouco aos presidentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Edson Vidigal, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Vantuil Abdala, o cartaz alusivo à Campanha Nacional de Defesa e Valorização da Advocacia, que lança amanhã (22), às 10h. Nas visitas, Busato expôs aos dois ministros o objetivo da Campanha: “Será uma luta pelas prerrogativas da advocacia como um direito da sociedade - o que deve ficar bem claro para aqueles que procuram denegrir a advocacia e negar ao advogado o direito do cidadão de ter um defensor com liberdade e com toda autonomia para fazer parte do processo que procura levar justiça a todos".

Das visitas ao STJ e TST participaram, além de Busato, o vice-presidente nacional da OAB, Aristoteles Atheniense, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da entidade, Vladimir Rossi Lourenço. A presidente da OAB do Distrito Federal, Estefânia Viveiros, e o presidente da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, Nilton Correia, participaram da reunião com o ministro Vantuil Abdala.

O presidente do STJ, ministro Edson Vidigal, considerou a campanha a ser lançada pelo Conselho Federal da OAB como “de fundamental importância, até porque sem advogado não adianta ter juiz porque a Justiça não se realiza”. Na opinião dele, advogados e magistrados têm muito a empreender em conjunto “em favor da cidadania”.

O presidente do TST, ministro Vantuil Abdala, afirmou que a campanha “vem num momento muito oportuno, um momento em que há certo desprezo e desconsideração pelas instituições”. Ele considerou importante para a democracia fortalecimento de instituições da advocacia e da magistratura. “As instituições têm que ser perenes”, disse Vantuil Abdala, cumprimentando o Conselho Federal da OAB pelo lançamento da campanha.