UALP elege sua nova diretoria na XXII Conferência Nacional

quarta-feira, 22 de outubro de 2014 às 10:10

Rio de Janeiro (RJ) – Durante o terceiro dia da XXII Conferência Nacional dos Advogados, que vai de 20 a 23 de outubro de 2014 no Riocentro, Rio de Janeiro, a União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) – da qual a OAB faz parte – escolheu sua nova diretoria para o biênio 2015/2016.

O escolhido foi o advogado André Aureliano Aragão, que preside a Ordem dos Advogados de São Tomé e Príncipe. Para o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, a opção foi acertada. “Trata-se de um presidente jovem, com ideias inovadoras e proveniente de um país que tem uma das mais recentes entidades representativas da advocacia, criada em 2009. Tenho certeza de que nós, advogados de língua portuguesa, estaremos bem representados”, disse Marcus Vinícius.

André Aragão comemorou, além de sua eleição, o fato de seu país ocupar a presidência da entidade pela primeira vez. “A UALP visa estabelecer a cooperação entre os países de língua portuguesa. Ao contrário do que se pensa mundo afora, nosso idioma representa um percentual expressivo: um em cada quatro advogados no mundo tem o português como língua oficial. Portanto, aqui estou para encabeçar a luta pelos interesses coletivos das nove nações que integram a instituição”.

Para ele, o intercâmbio internacional de ideias no campo jurídico é fundamental. “Nossos países membros encontram-se em diferentes estágios de desenvolvimento jurídico. São Tome e Príncipe, por exemplo, teve sua Ordem nascida em 2009, e pode aqui dialogar com o Brasil, cuja Ordem é tradicional e modelo para o mundo. Compomos, assim, um plural e importante módulo de assistência e cooperação de Justiça, sobretudo na formação”.