Ameaça de furacão continua retendo vice da OAB em Porto Rico
San Juan (Porto Rico), 16/09/2004 - O vice-presidente do Conselho Federal da Orden dos Advogados do Brasil, Aristoteles Atheniense, telefonou na manhã de hoje (16) para o presidente da entidade, Roberto Busato, informando que continua retido em San Juan, em virtude das medidas decretadas pelo governo local por causa das chuvas torrenciais que caem ininterruptamente há três dias e dos fortes ventos que podem se transformar nas próximas no furacão batizado Jeanne. "Não sei, sinceramente, como vou sair daqui. O que preocupa é a falta de previsão do que vai acontecer de hoje para amanhã”, afirmou.
Aristoteles Atheniense está em Porto Rico desde o último domingo, participando do 16° Congresso da União Ibero-Americana de Colégios e Agrupamentos de Advogados (UIBA). Desde quarta-feira, juntamente com outro representante da OAB, Joelson Dias, membro da Comissão Nacional de Direitos Humanos, tenta retornar ao Brasil. San Juan, segundo ele, está paralisada, “ninguém pode sair à rua, os supermercados foram proibidos de aumentar os preços dos produtos em virtude da procura por parte da população de alimentos para estoque”.
O vice-presidente da OAB está em um hotel há cerca de trinta quilômetros da capital, em Rio Grande. “ Estou completamente ilhado, com água por todos os lados”, disse Aristoteles durante o contato telefônico com Roberto Busato. "Diante da gravidade da situação, o governo local instalou mais de cinqüenta abrigos populares em escolas e repartições públicas. Até o momento, não houve necessidade de irmos para um desses abrigos mas se a situação continuar a piorar não teremos outra alternativa", admitiu Aristoteles.
Em entrevista á Rádio Nacional agora pela manhã, Aristoteles Atheniense disse que ao sair do Brasil no último domingo ele já sabia que estava chovendo em San Juan mas não imaginava que a situação seria tão grave como a que estamos passando no momento. "O próprio presidente Busato - disse - ficou muito preocupado com a viagem e perguntou várias vezes se eu deveria ir ou seria melhor cancelar a participação no Congresso da UIA. Apesar de tudo, não tenho dúvidas em afirmar que valeu a pena o Brasil ser representado neste Congresso de advogados da América Latina, Portugal e Espanha”.
A ilha de Porto Rico, uma colônia dos Estados Unidos, tem quatro milhões de habitantes. Desse total, 250 mil vivem em San Juan.