OAB Nacional presente a Conferência dos Advogados gaúchos
Porto Alegre (RS) O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, juntamente com o vice, Claudio Lamachia, participaram nesta quarta-feira (24) da cerimônia de abertura da VII Conferência Estadual dos Advogados, em Porto Alegre (RS).
O evento tem como tema central o “Advogado, protagonista da democracia – Constituição democrática e efetivação dos direitos”. Marcus Vinícius falou sobre aqueles que contribuem de forma indelével para uma nação justa e solidária e destacou a participação de todos os dirigentes de Ordem. “Faço uma especial saudação a cada dirigente de Ordem, de cada subseção, de cada seccional, de cada comissão, pois sem o trabalho abnegado de cada um, nós não teríamos essa entidade tão respeitada, tão valorosa, e com tanta credibilidade em nosso País”, afirmou.
O presidente do CFOAB também mencionou a Carta Magna: “Podemos dizer para o mundo, que no Brasil temos uma constituição que menciona a advocacia e guarnece a importância da OAB por mais de uma dezena de oportunidades. Temos um texto constitucional que assegura a inviolabilidade do advogado, a indispensabilidade do profissional para a administração da Justiça, que assegura à OAB a legitimidade ativa universal para questionar atos do poder público que se afigurem inconstitucionais e que venham a ferir garantias fundamentais”, declarou.
O presidente da OAB-RS, Marcelo Bertoluci, destacou que a Ordem “demonstra sua força institucional em favor das causas corporativas e sociais. Ressaltamos a importância que temos, reconhecida na Constituição ao disciplinar que somos indispensáveis à administração da Justiça; indispensáveis ao próprio Estado Democrático e Material de Direito. Aqui, reafirmamos que não negociamos nossas prerrogativas e dizemos, em alto e bom tom, que quem ataca o advogado, ataca a cidadania e o regime democrático”.
O dirigente também reafirmou a importância do evento como propósito para o debate de grandes temas e do permanente aprimoramento, indispensável ao pleno exercício da profissão. “Não estamos reunidos apenas para dar efetividade ao que está previsto no artigo 80 do Estatuto da Advocacia e da OAB, que determina a realização, a cada três anos, da Conferência Estadual. Estamos aqui para reverenciar o passado, saudar o presente e projetar o futuro, pois são em momentos como esse que as grandes causas da advocacia nascem, são desenvolvidas e geram frutos. Esse é um grande momento de unidade da advocacia do Rio Grande do Sul", reforçou Bertoluci.
A cerimônia contou ainda com a presença do coordenador do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB e presidente da OAB-MG, Luis Claudio da Silva Chaves; da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz; do acadêmico titular da cadeira nº 30 da Academia Brasileira de Filosofia, Ives Gandra Martins; do doutor honoris causa da Academia Brasileira de Filosofia, Bernardo Cabral, além de centenas de conselheiros estaduais, federais, dirigentes de subseções e advogados.
Com informações da OAB-RS