OAB Nacional presente à Conferência dos Advogados catarinenses

segunda-feira, 22 de setembro de 2014 às 09:48

Brusque (SC) A luta civilizatória fez com que a liberdade fosse a maior das conquistas mundiais do século passado. Agora, o desafio é outro: a igualdade. Para isso, a atuação, a luta, a missão e a vocação do advogado é essencial. Foi o que afirmou o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, na palestra de abertura da XVII Conferência Estadual dos Advogados, na noite deste domingo (21), em Brusque. “Não há exigência mais adequada, mais imperativa da ética e do Direito do que a exigência de igualdade. Precisamos fazer dela e da liberdade a missão da OAB e de toda a advocacia”, reforçou. A cerimônia contou também com a presença do vice-presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia.

Segundo o presidente, a igualdade tem sido a luta da OAB nestes oito décadas de existência. Assim como foi em todas as conquistas já alcançadas por esta gestão: a criação da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas, que vem ajudando nas decisões do STJ em favor dos advogados, a luta contra o aviltamento de honorários, a aprovação do Supersimples e a garantia da suspensão de prazos e audiências entre o período de 20 de dezembro e 20 de janeiro para as férias dos advogados – benefício já conquistado em Santa Catarina, mas que precisa ser ampliado para todo o país.

E é a igualdade que predomina, mais uma vez, na nova bandeira levantada pela entidade: o fim do financiamento empresarial em campanhas eleitorais. “O eleito tem que prestar contas aos brasileiros que o elegeram, não aos financiadores de sua campanha. Lutamos por isso por entender que, entre pobre e rico, entre trabalhador e empresário, a condição econômica não pode ser decisiva no processo eleitoral”, diz.

Finalizando o discurso, o presidente nacional disse que a entidade tem sido a guardiã da cidadania brasileira ao longo dessas ultimas oito décadas. “Esta é a obrigação que a história nos impôs. Ao lutarmos por uma sociedade melhor, justa e fraterna, criamos um ambiente mais propício para a advocacia forte e valorizada”, finalizou.

Homenagens

A abertura da Conferência Estadual dos Advogados foi marcada por uma série de homenagens. Uma delas, que emocionou a plateia, foi ao ex-presidente da subseção de Brusque, Antônio Luiz da Silva, pai do coordenador do evento, Marcus Antônio Luiz da Silva (Marcão). Para homenagear o advogado já falecido, o presidente da OAB-SC, Tullo Cavallazzi Filho, quebrou o protocolo e convidou a viúva Irian, e os filhos Hermes e Fernando, além do próprio Marcão, para receberem uma placa das mãos dos diretores Ana Cristina Blasi, Sandra Krieger Gonçalves e Luiz Mário Bratti.

Além do advogado, a solenidade lembrou ainda dos 60 anos do Jornal Município Dia a Dia, uma das primeiras publicações de Santa Catarina. O diretor do jornal, Cláudio Schlindwein, recebeu uma placa do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho. Já o reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Mário César dos Santos, representou a instituição na homenagem pelos 50 anos completados este mês. A placa foi entregue por Tullo Cavallazzi Filho, e pelo governador em exercício Nelson Schaefer Martins.

Fonte: OAB-SC