OAB Nacional conquista 32 vagas exclusivas para advogados no STJ

terça-feira, 09 de setembro de 2014 às 07:21

Brasília – A OAB Nacional conquistou junto ao Superior Tribunal de Justiça a reserva de 32 vagas exclusivas para advogados que militam no tribunal. Os profissionais terão acesso aos espaços para seus carros por uma entrada exclusiva e contarão ainda com serviço de manobrista para maior comodidade e rapidez. Todas as vagas são cobertas. Segundo o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o gesto, apesar de simples, é importante ao demonstrar o apreço do Tribunal da Cidadania pela advocacia. O STJ estuda a abertura de mais 30 vagas nos próximos dois meses.

“A advocacia se ressentia de um espaço de estacionamento no STJ, algo que traz importância prática para o dia a dia do advogado militante”, afirmou Marcus Vinicius na abertura do espaço. “Para além dessa importância prática, temos que destacar a sensibilidade e acolhimento da advocacia brasileira perante esse importante tribunal. Esse diálogo de alto nível entre a advocacia e o Superior Tribunal de Justiça se demonstra importante para a concepção de objetivos como a prestação jurisdicional mais efetiva e a busca da construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.”

O presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, afirmou ser uma honra começar sua administração com esta parceria com a OAB, “um órgão essencial para o funcionamento da Justiça”. “Como oriundo da classe dos advogados, conheço seus problemas, como as dificuldades de estacionar nos fóruns e tribunais do país. O advogado é essencial ao funcionamento da Justiça --sem o advogado não temos Justiça. É importante que se dê um tratamento digno à essa nobre classe, permitindo que tenha um espaço privativo na sede dos órgãos públicos”, disse.

Para Claudio Lamachia, vice-presidente da OAB Nacional, era inadmissível, no âmbito do STJ, a situação antiga, sem local privativo para aos advogados. “O gesto do ministro Francisco Falcão demonstra o apreço e a situação de consciência do Superior Tribunal de Justiça à importância da advocacia. A facilitação do trabalho do advogado é reconhecimento do papel que ele tem frente ao arcabouço judiciário. Estamos reforçando a condição de trabalho e facilitando a vida dos advogados, que representam o cidadão e as lutas pela liberdade”, afirmou.

“Parece ser um gesto simples, mas tem um grande significado para a advocacia e se reveste de uma grande conquista para a classe. Nós temos no advogado a pessoa que faz a máquina do Judiciário funcionar. Essas vagas facilitam o dia a dia da advocacia e trazem mais comodidade aos advogados, principalmente aqueles mais idosos e os que militam no STJ”, afirmou o presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha.

Logo após a cerimônia, a área foi oficialmente inaugurada pelo advogado Mauricio Pignatti, que trabalharia em um processo no STJ. Surpreso com o serviço de manobrista, o profissional elogiou o espaço. “Sempre venho ao STJ para trabalhar. Espero que a OAB continue trabalhando por nós para conquistar nossos espaços e melhorar nossa prestação”, afirmou.

Participaram da cerimônia de inauguração da área exclusiva de estacionamento para advogados os ministros do STJ Maria Thereza de Assis Moura, Jorge Mussi, Antonio Carlos Ferreira e Villas Bôas Cueva.