Trabalhos de presidiários no Espaço OAB

segunda-feira, 09 de julho de 2001 às 03:13


Brasília, 09/07/2001 - A Comissão de Eventos do Espaço Cultural OAB, recém-criada por intermédio de Portaria do presidente nacional da Ordem, Rubens Approbato Machado, programou para outubro show e exposição de trabalhos dos detentos do presídio da Papuda, de Brasília. A mostra será a primeira dentro da proposta de inserir o Espaço Cultural OAB no calendário de eventos da cidade e, ao mesmo tempo, transformá-lo em espaço de cidadania, conforme vontade expressa do presidente Rubens Approbato, que já foi Secretário de Justiça e conhece bem a realidade do sistema prisional brasileiro.

Para tanto, a Comissão já está se articulando com a FUNAP/Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal. Segundo o jornalista Bartolomeu Rodrigues, assessor de imprensa do Conselho Federal da OAB e membro da Comissão, a exposição programada será emblemática no sentido de mostrar que a arte não pode ficar aprisionada.

Outro projeto em fase de implantação é o do Museu da Advocacia, que funcionará no edifício-sede do OAB e vai reunir documentos históricos, tais como súmulas de decisões importantes e de grandes julgamentos, atos de criação dos primeiros cursos jurídicos no País, biografias de grandes juristas e outros.

A Comissão de Eventos do Espaço Cultural OAB é coordenada por Miryam de Lourdes Paulillo Machado e tem, ainda, os seguintes membros: Ana Aparecida de Melo Sá Azevedo Vieira, Mário Júlio Pereira da Silva, Paulo Torres Guimarães, B. Artur da Silva Jr e Comarci Eduardo Moreaux Nunes.