Presidente da OAB destaca em MG importância da interação com a classe

terça-feira, 19 de março de 2013 às 09:05

Brasília e Belo Horizonte – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, participou, nesta segunda-feira (18), da primeira reunião do Conselho Seccional da OAB mineira, realizada na sede da entidade, em Belo Horizonte. Ao discursar na abertura, Furtado anunciou que deseja estar próximo dos advogados, das Seccionais e Subseções, visitando, sempre que possível, suas cidades. “A partir dessa interação com a classe podemos apresentar nossas propostas, ouvir as reivindicações e sugestões da advocacia sobre como podemos melhor a Ordem. Com isso, criaremos uma OAB mais participativa”.

Marcus Vinícius sugeriu que a Seccional mineira crie a Ouvidoria dos Honorários para que os advogados possam se manifestar sobre o tema e apresentar casos de aviltamento das verbas honorárias. O tema foi deferido pelo Conselho, tendo sido nomeado ouvidor o advogado Raimundo Cândido Neto.

O presidente da OAB Nacional ainda convidou os conselheiros seccionais a estarem mais próximos dos assuntos de interesse da advocacia e em discussão no Judiciário e pelo poder público e citou como tema de relevância a criação dos Tribunais Regionais Federais, aprovada em primeiro turno na semana passada pela Câmara dos Deputados. "O aumento do número de TRFs vai ampliar o acesso dos cidadãos à Justiça", acrescentou.

A reunião foi conduzida pelo presidente da OAB mineira, Luís Cláudio Chaves, que também é o coordenador do Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB. Entre as propostas debatidas na reunião estiveram a criação de uma comissão para realizar a reforma do Regimento Interno da OAB Minas e a homologação da previsão orçamentária da entidade para o exercício de 2013. Ao final, tomaram posse os membros da diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados, presidida pelo advogado Sérgio Murilo Diniz Braga.

À noite, Marcus Vinicius proferiu aula magna para professores e estudantes da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MG), versando sobre o tema "O devido processo legal e o Estado de Direito".

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-MG)