Dia Internacional da Mulher é lembrado pelo Conselho Federal
Brasília – Representando as mulheres que compõem o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a conselheira federal pelo Maranhão Valéria Lauande Carvalho Costa falou nesta segunda-feira (11) sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Ao destacar que atualmente, dos 81 conselheiros federais, apenas 5 são mulheres, Valéria defendeu a discussão sobre cotas de percentual mínimo nos Conselhos Seccional e Federal da OAB. “A estatística atual é que entre 40 a 45% dos inscritos sejam mulheres e isso deve estar representado nos assentos dos Conselhos, para legitimar a autonomia e as lutas da advocacia de modo igual”, disse.
Outra desigualdade apontada pela conselheira está nos salários pagos e nas oportunidades dadas aos profissionais do sexo feminino e masculino no mercado da advocacia. Segundo Valéria, as mulheres advogadas ainda trabalham por salários inferiores dentro dos escritórios de advocacia e não exercem em pé de igualdade diversas funções de maior destaque nas grandes bancas ou nos grandes departamentos jurídicos de empresas. “Concito-os a pensarmos nos rumos que queremos para a OAB do futuro, se será um vetor de promoção da verdadeira igualdade de gênero ou se irá ficar fechada em seus próprios muros, afastando-se da realidade dos novos tempos que já não guardam a sensação de desigualdade de outrora”, concluiu a conselheira.
A declaração de Valéria Lauande foi feita durante a sessão do Pleno do Conselho Federal, conduzida pelo presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, e da qual participam, além de toda a diretoria e conselheiros federais da entidade, os seguintes membros honorários vitalícios Hernando Uchoa Lima, Roberto Busato, Cezar Britto e Ophir Cavalcante. Também acompanham a sessão vários dirigentes de Seccionais, o constitucionalista Paulo Bonavides e o medalha Rui Barbosa da OAB, Agesandro da Costa Pereira.