Gestão de Ophir Cavalcante é elogiada por conselheiros federais
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, foi aplaudido de pé no encerramento da sessão do Pleno deste domingo (09), a última de sua gestão. Os conselheiros federais elogiaram o trabalho de Ophir à frente do Conselho Federal nos últimos três anos e lembraram de momentos marcantes do período, tais como a atuação da entidade na aprovação da Lei de iniciativa popular da Ficha Limpa e em prol da manutenção do Exame de Ordem para bacharéis em Direito.
“Muitas vezes, o senhor se colocou em posições difíceis para defender a advocacia”, disse Setembrino Pelissari, conselheiro federal pelo Espírito Santo. “Ninguém atira pedra em árvore que não produz frutos. As pedras atiradas contra a OAB nessa gestão foram porque a advocacia brasileira incomoda por sua atuação na construção de uma sociedade mais justa”, complementou o conselheiro federal por Mato Grosso do Sul João Sebastião Espíndola.
Daniela Teixeira, do Distrito Federal, destacou que “é preciso ser conselheiro federal para entender a grandeza do Conselho e a responsabilidade que pesa sobre os ombros do presidente da OAB”. “Presto homenagem à coragem pelas manifestações feitas todas as vezes em que a República precisou”, afirmou a conselheira.
Emocionado, Ophir agradeceu a homenagem e disse que advogado, como todos os conselheiros, quer usar o Direito como instrumento de melhoria da sociedade, para proporcionar igualdade entre os cidadãos brasileiros. Segundo o presidente da OAB, a credibilidade da entidade, construída durante 82 anos, permite a realização de um trabalho em favor da Justiça, da advocacia e da sociedade. “Sonhei um dia ser presidente de nossa entidade. Era um sonho um individual, mas a partir do momento em que assumi o cargo, virou sonho coletivo. Só tivemos êxito na nossa gestão porque este foi um projeto coletivo. Procuramos exteriorizar a vontade da maioria”, afirmou Ophir.