Concad: Ophir prega união e diz que gestão futura deve fazer mais
Brasília – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, ao conduzir hoje (08) reunião da Coordenação Nacional dos Presidentes de Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), afirmou que os desafios apresentados nessa área, durante sua gestão, “receberam e mereceram toda a atenção da diretoria da OAB e da Concad, com objetivo de solucioná-los naquilo que foi possível”. Mas ressalvou que, por evidente, nem todas as questões foram esgotadas. “E é bom que não se esgote tudo mesmo; que se deixe para que a próxima gestão realize cada vez mais e resolva os problemas que não conseguimos ultrapassar”, disse.
Ophir fez uma defesa da autonomia e independência dos órgãos que compõem o sistema OAB, como a Concad e a Escola Nacional de Advocacia (ENA). “Precisamos defender essa autonomia como fator de união, dentro da percepção maior de que somos Ordem e Ordem é a OAB, são as Caixas, as Esas, são todos os órgãos que compõem o sistema OAB”, afirmou. Ele fez esta observação ao defender também o Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) do Conselho Federal da OAB, que considerou instrumento fundamental de unidade da gestão da OAB. "O Fida não pode deixar de existir pois ele é instrumento equalizador, que tornou nosso sistema mais igual”, ressaltou.
Após a reunião, a XXVI do órgão, o presidente nacional da OAB inaugurou a galeria de fotos dos Ex-Coordenadores Nacionais da Concad, no Centro Cultural Evandro Lins e Silva. Ophir estava acompanhado do coordenador nacional da Concad, Arnaldo de Araújo Guimarães, além do vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Alberto de Paula Machado; do secretário-geral da entidade, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; dos presidentes das Seccionais da OAB do Espírito Santo, Homero Mafra; do Rio Grande do Sul, Claudio Lamachia, e de Santa Catarina, Paulo Borba. Do encontro, no plenário da sede da OAB Nacional, participaram ainda diversos conselheiros federais e presidentes atuais e eleitos de Caixas de Assistência dos Advogados (CAA).
Durante o encontro da Concad, foi feita também uma homenagem ao seu “decano”, que milita no sistema há 29 anos, o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB de Minas Gerais, Walter Candido dos Santos. Ele foi agraciado com a Medalha Maurício Montanha, concedida pela Concad “pelos relevantes serviços prestados a todas as Caixas do Brasil e à classe dos advogados”. Eleito para o próximo Conselho Federal da OAB pela Seccional de Minas, Walter Candido agradeceu a homenagem num discurso emocionado.