OAB: encontro aperfeiçoará arrecadação e prestação de contas

sexta-feira, 06 de agosto de 2004 às 04:29

Brasília, 06/08/2004 - O diretor-tesoureiro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Vladimir Rossi Lourenço, ao fazer hoje (06) um balanço sobre o II Seminário de Diretores Tesoureiros e Contadores das 27 Seccionais da OAB, realizado nos últimos dois dias na sede da entidade em Brasília, disse que ele foi muito importante para as novas medidas que serão adotadas visando aperfeiçoamento do sistema de prestação de contas, novas técnicas de arrecadação e de elaboração do orçamento de todas as unidades.

“O encontro foi absolutamente exitoso e conseguimos os resultados que imaginávamos. Conseguimos passar para os Tesoureiros a necessidade de modificarmos nossa linguagem em matéria de orçamento e prestação de contas entre as Seccionais e o Conselho Federal”, disse o diretor-tesoureiro da OAB nacional. “Obviamente, esse encontro trouxe para nós também uma maior responsabilidade”.

Na seqüência ao II Seminário de Diretores Tesoureiros e Contadores, o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB disse que fará um acompanhamento das Seccionais para monitorar e auxiliar na implantação das alterações que estarão sendo adotadas, inclusive noque se refere às normas próprias da OAB para elaboração do orçamento anual. Ele citou como importante instrumento nessa linha o Manual da Estrutura Orçamentária e Contábil - Sistema CFOAB/Seccionais, que por sinal foi o tema central do encontro.

Vladimir Rossi Lourenço destacou que o encontro foi também importante para se ouvir as principais dificuldades hoje enfrentadas pelas Seccionais nos campos orçamentário e contábil. Segundo ele, a reunião permitiu ainda constatar a necessidade de aprimoramento das técnicas de arrecadação, até para enfrentar o principal problema que é comum à maioria das Seccionais da OAB, o elevado índice de inadimplência. “Discutimos muito alternativas de como minorar esse problema”, observou.

O diretor-tesoureiro afirmou que as principais medidas discutidas no seminário serão progressivamente implantadas, sendo que algumas ainda vão a exame da Diretoria do Conselho Federal da OAB, outras do Conselho Pleno da entidade. “Algumas medidas nós já vamos implantando no decorrer da nossa gestão, a partir da semana que vem”, informou. Ele considerou ainda extremamente positivo o seminário “pelo fato de ter propiciado a participação de todos, grandes, pequenas e médias Seccionais, num debate salutar”.