OAB-PE lança campanha de combate ao tráfico de influência no Judiciário
Recife (PE), 15/03/2012 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco (OAB-PE) lançou nesta terça-feira, em seu auditório, uma campanha inédita de combate ao tráfico de influência no Poder Judiciário. A iniciativa tem o objetivo de evitar que pessoas se utilizem do grau de parentesco ou qualquer relação interpessoal para interferir na condução dos processos. "O direito não precisa de atravessador" , afirmou o presidente da entidade, Henrique Mariano. A ação pretende também orientar a sociedade para a contratação do advogado. Atualmente, 31 mil profissionais estão cadastrados na OAB do Estado. Denúncias sobre pessoas que fazem tráfico de influência no âmbito do Judiciário podem ser feitas pela Ouvidoria da OAB, pelo número 3224-0468.
A campanha será dividida em duas frentes: uma de conscientização da sociedade para a importância do advogado e outra de recebimento de denúncias. Para mostrar a toda população que o acesso ao Direito passa, necessariamente, pela constituição de um advogado, a OAB-PE vai veicular a campanha, inicialmente, na Rede Globo Nordeste e no Diário de Pernambuco. O tema principal é mostrar que o caminho correto para acessar a Justiça é a contratação do advogado e não via atravessadores que podem ser magistrados, alguns advogados mesmo e/ou pessoas sem qualquer formação na área do Direito.
Além disso, a Ouvidoria da OAB-PE foi estruturada para receber denúncias anônimas sobre pessoas que fazem tráfico de influência no âmbito do Judiciário. Todas as denúncias serão analisadas e serão tomadas as devidas providências. "Queremos combater com afinco essa prática nociva à sociedade e que avilta a dignidade dos advogados éticos e ilude os jurisdicionados com promessas vãs de um sucesso judicial", ressalta o presidente da OAB-PE, Henrique Mariano. (Com informações do site da OAB-PE e do Jornal do Commercio/PE).