Ophir: OAB repudia atentado a Forum de Rio Claro e exige rápida apuração

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012 às 12:00

Brasília, 13/01/2012 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, divulgou hoje nota de apoio e solidariedade à juíza diretora do Forum de Rio Claro (SP), Cyntia Andraus Carreta, e aos funcionários feridos no atentado terrorista perpetrado por meio de bomba caseira, nesta quinta-feira (12). Ele cobra das autoridades a imediata apuração do crime e a punição dos culpados. "Não é admissível que o juiz ou juíza, no exercício de suas funções, sejam intimidados e levados a trabalhar sob medidas excepcionais de proteção", sustenta Ophir na nota de repúdio a mais este atentado à Justiça brasileira.


Eis a íntegra da nota do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante:


 "A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se solidariza com a juíza diretora do Forum de Rio Claro, SP, Cyntia Andraus Carreta, e com os funcionários feridos no atentado terrorista perpetrado nesta quinta-feira (12) contra a Justiça brasileira, cuja autoria precisa ser apurada com toda urgência.


As violências cometidas nos últimos meses contra magistrados, como foi o caso do cruel assassinato da juíza Patricia Acioli, demonstram que a escalada de ousadia de bandidos e organizações criminosas constitui uma ameaça real ao Judiciário. Não é admissível que o juiz ou juíza, no exercício de suas funções, sejam intimidados e levados a trabalhar sob medidas excepcionais de proteção.


A lei é a garantia da cidadania e sem ela prevalece o poder do mais forte, do medo, da força e do terror, como o que assistimos agora. Expressando o sentimento da sociedade brasileira, a OAB se põe ao lado da magistratura para cerrar fileiras em defesa de uma Justiça forte, independente e garantidora do Estado democrático de Direito".


Brasília, 12 de janeiro de 2012.