Reprovação em exame da OAB gaúcha é de 52,95%
Brasília, 09/07/2004 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul informou ao presidente em exercício da OAB, Aristoteles Atheniense, o resultado de seu primeiro exame de Ordem no ano. De um total de 4.495 inscritos, foram aprovados 47,05% dos candidatos - percentual positivo se comparado à média de aprovação no resto do País, de 30%. Até agora, 14 Seccionais da OAB divulgaram seus índices relativamente à primeira edição do ano do exame de Ordem.
O coordenador do exame da OAB-RS, Carlos Alberto de Oliveira, acredita que o resultado foi equilibrado. "Com cerca de metade dos candidatos aprovada, conseguimos ficar acima da média nacional de aprovação”, comparou. Os resultados finais ainda devem ser um pouco alterados, já que a fase de apresentação de recursos referente à prova prático-profissional foi concluída no último dia 5.
Para o diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA) e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, Alexandre Wunderlich, “a prova foi bem equilibrada, séria e capaz de avaliar a capacitação profissional, teórica e prática dos candidatos". A aprovação no exame de Ordem é obrigatória para que bacharéis em Direito possam exercer a advocacia.
A divulgação dos resultados dos recursos referentes à prova prático-profissional será no próximo dia 27 e a entrega dos certificados de aprovação será no dia 6 de agosto. Até o resto do ano, a OAB do Rio Grande do Sul realizará mais dois exames.