Glomb condena corrupção e toma-lá-dá-cá dos favores comezinhos da política
Curitiba (PR), 21/11/2011 - Ao discursar hoje (21) na cerimônia de abertura solene da XXI Conferência Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o presidente da Seccional do Paraná (OAB-PR), José Lucio Glomb, defendeu a reforma política, inclusive com a adoção do sistema distrital, e condenou com veemência a corrupção no país. Para Glomb, a corrupção é um monstro de muitas faces: “está nos pequenos achaques e nas grandes negociatas. No toma-lá-dá-cá dos favores comezinhos”.
Glomb, em um discurso inflamado, afirmou que “não temos o direito de reduzir o regime a uma banca de feira – com todo o respeito aos nobres feirantes - em que a lei da oferta e da procura venha reger a barganha”. E acrescentou o presidente da OAB-PR: “ Não podemos consentir que a competência ceda lugar a conluios e conchavos”. A abertura solene da Conferência ocorreu no Teatro Positivo, no Centro de Convenções ExpoUnimed, em Curitiba (PR). O evento prossegue até a próxima quinta-feira (24) na capital paranaense.
O presidente da Seccional criticou, ainda em seu discurso, a lentidão do Judiciário no julgamento de processos que tratam de atos de corrupção. Segundo ele, há processos na Justiça envolvendo casos de corrupção que tramitam há mais de dez anos, o que comprova “a tendência à procrastinação quando se trata de julgar algum representante da plutocracia nacional”, afirmou.
"É o que ouvimos, o que lemos, o que vemos, mas não aceitamos, porque estaríamos aceitando o descrédito da justiça e avalizando a impunidade de corruptos e corruptores como regra geral", concluiu José Lucio Glomb.
Clique aqui para ler a íntegra do discurso feito pelo presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb, na sessão solene de abertura da Conferência.