Ophir convidado a falar sobre o direito de defesa em Congresso de Delegados da PF
Brasília, 10/11/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, foi convidado hoje (10) a participar do V Congresso Nacional dos Delegados da Polícia Federal, ocasião em que defenderá que é perfeitamente possível a compatibilização entre os interesses da investigação e a manutenção da garantia do direito de defesa do investigado. O convite foi entregue a Ophir pelo secretário geral da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Ivo Valério, e o diretor de Assuntos Parlamentares da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, em audiência no gabinete da Presidência da OAB, em Brasília. O Congresso dos delegados será realizado de 25 a 27 de abril de 2012 no Rio de Janeiro e terá como tema principal "A Polícia Federal que o Brasil quer".
Ao fazer o convite a Ophir, Ivo Valério defendeu um estreitamento das relações da Associação e da OAB e afirmou que quem mais ganha é o cidadão quando os interesses da persecução criminal e da defesa são compatibilizados. Ele ainda parabenizou a OAB pelo recente lançamento do Observatório da Corrupção e disse que também a ADPF acaba de estrear sua campanha contra a impunidade e o crime organizado, intitulada de "Brasil rico é Brasil sem corrupção".
Ophir Cavalcante defendeu a criação de uma agenda conjunta, principalmente para levar conscientização a delegados e policiais quanto à importância de se garantir plenamente o direito de defesa de pessoas investigadas. "Ainda encontramos delegados no interior do país que não permitem a advogados ter acesso a processos de clientes sob investigação, o que é um absurdo e fere a súmula 14 do Supremo. Entendo que esse é o momento para mudança e podemos sim trabalhar conjuntamente para a conciliação de todos os interesses", afirmou o presidente da OAB.