Ophir: cursos da ENA e ESAs mostram preocupação da OAB com qualificação

terça-feira, 08 de novembro de 2011 às 11:53

Brasília, 08/11/2011 -  Com mais de 165 mil advogados participantes em todo o País, o Programa Nacional de Educação Continuada do Advogado Brasileiro (PNEC), desenvolvido nos últimos dois anos (2010-2011) pela Escola Nacional de Advocacia (ENA) e Escolas Superiores de Advocacia (ESAs), constitui uma demonstração cabal da preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil com a qualificação desses profissionais para melhor defesa da cidadania brasileira. A afirmação é do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ao divulgar hoje (08) o relatório de atividades do PNEC, que realizou nesses dois anos 4.026 cursos, com participação de 165.084 alunos-advogados.


"Os avanços na qualificação dos advogados é uma realidade presente , e cerca de 170 mil advogados participando de cursos de atualização e pós-graduação, é uma demonstração viva de que, para a OAB, a capacitação profissional é sinônimo de boa defesa do cidadão e essencial ao fortalecimento da Justiça e da democracia no País", afirmou Ophir Cavalcante. Ele observa que esses cursos de atualização propiciados pelo sistema OAB mostram que a preocupação da entidade é consistente além da defesa do Exame de Ordem como instrumento de qualificação profissional.


Os 165 mil alunos do Programa Nacional de educação Continuada do Advogado Brasileira - 77.962 no ano passado e  87.078 este ano - participaram dos mais de 4 mil cursos, entre presenciais, telepresenciais, web/internet e de pós-graduação. Eles foram ministrados pela ENA e ESAs das Seccionais da OAB nos 26 Estados brasileiros e Distrito Federal.


Clique aqui para ver a planilha dos cursos realizados pelo PNE nos exercícios de 2010 e 2011: