OAB questiona presidente do BC sobre irregularidades no sistema Bacen Jud

terça-feira, 18 de outubro de 2011 às 10:38

Brasília, 18/10/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, enviou hoje (18) ofício ao presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, para informar que o Conselho Federal tem recebido denúncias de irregularidades em procedimentos realizados por intermédio do sistema Bacen Jud - instrumento de comunicação eletrônica entre o Judiciário e instituições financeiras que permite que magistrados protocolizam ordens judiciais de requisição de informações, bloqueio, desbloqueio e transferência de valores bloqueados.


As denúncias recebidas pela OAB são as de que estariam ocorrendo retenções em valores superiores ao que consta das determinações judiciais e bloqueios repetitivos de uma mesma quantia em contas diversas. No documento, Ophir Cavalcante requer que a Presidência do Banco Central apure eventuais inconsistências no sistema e que as irregularidades sejam imediatamente sanadas para garantir o bloqueio de valores até o limite constante da ordem judicial, conforme consta do Regulamento do Bacen Jud.


A seguir a íntegra do ofício enviado pelo presidente nacional da OAB:










"Ofício n. 2332/2011-GPR



Brasília, 18 de outubro de 2011.



Exmo. Sr.


Presidente Alexandre Tombini


Banco Central do Brasil


Brasília - DF


Assunto: Bacen Jud. Inconsistências. Bloqueio diverso da ordem judicial.


Senhor Presidente.


Cumprimentando-o cordialmente, valho-me do presente para informar que este Conselho Federal tomou conhecimento de irregularidades nos procedimentos realizados por intermédio do sistema Bacen Jud, especificamente quanto a retenções de valor excedente ao constante da respectiva determinação judicial e a bloqueios repetitivos de uma mesma quantia, a partir de contas diversas.


Inobstante reconheça que essa Autarquia não possui ingerência nas ordens de bloqueio, solicito a especial gentileza de V. Exa. no sentido de apurar eventuais inconsistências no sistema, de modo a sanar irregularidades e garantir o bloqueio até o limite constante da ordem judicial, nos termos, aliás, do próprio Regulamento do Bacen Jud.


Ciente de que V. Exa. dispensará a especial atenção que o caso requer, colho o ensejo para renovar expressões de elevada estima e distinta consideração.


Cordialmente,


Ophir Cavalcante Junior


Presidente"