Mensagem de Ophir convoca advocacia para Conferência Nacional em Curitiba

quarta-feira, 14 de setembro de 2011 às 03:35

Brasília, 14/09/2011 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, gravou hoje (14) no estúdio da Escola Nacional de Advocacia (ENA) do Conselho Federal da OAB uma mensagem de "convocação e convite", como classificou, conclamando os profissionais da advocacia, acadêmicos e estudantes à participação na XXI Conferência Nacional dos Advogados. A Conferência pretende reunir mais de 7 mil participantes e 120 palestrantes, entre especialistas brasileiros e estrangeiros. Ela acontecerá em Curitiba (PR) de 20 a 24 de novembro próximo, tendo como principal tema "Liberdade, Democracia e Meio Ambiente". As inscrições para participar podem ser feitas no site www.oab.org.br


Segue a mensagem do presidente nacional da OAB, que será transmitida em diversos eventos da advocacia e em cursos da ENA:


"Colegas advogados e colegas advogadas: este é um momento especial, em que tenho o prazer de convocá-los e convidá-los para a Conferência Nacional dos Advogados que se realiza entre 20 e 24 de novembro. O temário da conferência girará em torno das liberdades, da democracia e do meio ambiente - matérias que são de suma importância e estão presentes no nosso dia-a-dia. Vivemos num País onde as liberdades estão presentes; entretanto, precisamos dar conteúdo social, ético e moral a essas liberdades.


O papel do advogado transcende a mera atuação dentro de uma causa. É necessário que o advogado se insira, cada vez mais, dentro de um contexto social e passe a influir nele diretamente para a transformação da sociedade. Nós contamos com a sua presença. Teremos durante a Conferência 120 palestrantes, colegas advogados do nosso País e do exterior, debatendo, durante quatro dias, temas candentes para o Brasil e o mundo. São contribuições que, certamente, poderão ser enriquecidas com a sua participação.


É fundamental, portanto, que você se inscreva, que participe, que convide seu colega de escritório, seu colega de trabalho, o estagiário, o estudante, para participar conosco. Esse é o momento que a democracia brasileira estará contribuindo decisivamente para a sociedade e, também, para o seu fortalecimento. Tenho certeza de que depois dessa Conferência  de Curitiba sairemos mais fortes, mais unidos, em termos de ideais e propósitos, sobretudo na defesa de um ideal maior que é a advocacia - um vértice sobre o qual convergem todas as lutas da sociedade brasileira por um Brasil mais sério, mais ético, mais unido e menos desigual. Sobretudo, um Brasil onde a defesa seja fundamental para o equilíbrio do Estado democrático de Direito".