Exame de Ordem da OAB-PB aprova 42,5% dos inscritos

segunda-feira, 21 de junho de 2004 às 10:52

Brasília, 21/06/2004 - O recente Exame de Ordem realizado pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba resultou na aprovação de 235 inscritos, o que representa um percentual de 42,5 % dos candidatos que foram habilitados à inscrição no quadro da entidade. Dos inscritos, 304 (55 %) não alcançaram êxito no exame.

As provas do exame foram realizadas com o mesmo conteúdo e simultaneamente em todos os Estados do Nordeste, sendo confeccionadas a partir de sugestões das Seccionais por uma entidade nacional contratada para elaborar e corrigir as mesmas.

Na Paraíba, inicialmente, se inscreveram ao exame 553 candidatos, bacharéis formados em Direito nas instituições de ensino superior existentes no Estado ou de instituições superiores de outros estados. Na primeira fase (prova objetiva) passaram 412 (74,50 %) que foram habilitados para a segunda fase (prova prático-profissional). Mas, no final, somente 235 tiveram sucesso nas provas.

Presidente da Comissão de Exame de Ordem da Paraíba, Geilson Salomão, ao comentar o resultado do Exame, disse que ele "reflete o nível de ensino de cada instituição e deve levar a uma reflexão por parte dos gestores universitários para que possamos melhorar a aprovação no exame".

A OAB-PB também disponibilizou o resultado por instituição de ensino superior instalada na Paraíba, tendo a UEPB (Campina Grande) sido a que conseguiu aprovar o maior número de ex-alunos no Exame, seguida da UFPB (João Pessoa), UFCG (Sousa) e o UNIPÊ (João Pessoa).