OAB-MT presente hoje a audiência pública do CNJ sobre a Justiça do Estado
Cuiabá (MT), 15/12/2010 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Mato Grosso participa às 13h de hoje (15) da audiência pública designada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Será realizada uma inspeção nas unidades administrativas e judiciárias de Primeira e Segunda Instâncias do Poder Judiciário. A medida consta da Portaria nº 80, assinada pela corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon. Para o presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile Ribeiro, há muitos problemas a serem debatidos e propostas a serem apresentadas ao CNJ.
"A Ordem vem lutando diuturnamente para a solução dos problemas que afetam o Poder Judiciário, sejam os problemas éticos, sejam os estruturais. O advogado é considerado pelo artigo 133 da Constituição Federal indispensável à administração da Justiça, por isso, conclamamos a todos a participarem e somarem esforços em busca de um Judiciário mais eficiente e mais próximo do cidadão", afirmou Stábile. A audiência pública será realizada no Plenário 1 do Edifício-sede do Tribunal de Justiça.
Recentemente, o Colégio de Presidentes de Subseções da OAB-MT apontou as principais deficiências do Judiciário, sendo elas a necessidade de maior número de magistrados, de servidores e melhor aparelhamento das unidades de Primeira Instância. As Subseções da OAB/MT elaboraram relatórios que foram encaminhados à Corregedoria-Geral de Justiça do TJ e que também serão entregues hoje à corregedora, ministra Eliana Calmo.n