Ophir participa da solenidade de posse da nova corregedora-geral do CNJ

segunda-feira, 06 de setembro de 2010 às 12:16

Brasília, 06/09/2010 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, irá participar na próxima quarta-feira (08), às 18 horas, da solenidade de posse da ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no cargo de corregedora-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em substituição ao ministro Gilson Dipp, que retorna às suas atividades de ministro do STJ. Vinculada ao CNJ, a corregedoria atua na orientação, coordenação e execução de políticas públicas voltadas ao bom desempenho da atividade judiciária dos tribunais brasileiros.


Na semana passada, acompanhada do corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Francisco Falcão, também do STJ, Eliana Calmon, visitou Ophir Cavalcante na sede da OAB onde fez uma exposição de seus planos à frente da corregedoria nacional de Justiça do CNJ e solicitou a colaboração da entidade em sua nova tarefa. O presidente nacional da OAB tem assento constitucional naquele Conselho com direito a voz e, além dele, a entidade é representada por mais dois conselheiros no órgão.


A nova corregedora nacional de Justiça ressaltou que não deverá concentrar seu trabalho somente no aspecto punitivo, mas buscará também imprimir medidas de orientação ao Judiciário, sobretudo com o objetivo de torná-lo mais ágil e eficiente. A ministra informou que pretende, por exemplo, implementar na corregedoria um projeto de mutirão nos Tribunais Regionais Federais para desafogar o excessivo número de processos à espera de julgamentos, criando inclusive turmas suplementares de juízes.


Ela destacou que seu trabalho à frente do órgão corregedor do CNJ será facilitado "pelo fato de ter já encontrado um caminho pavimentado pelo ministro Gilson Dipp".