OAB vai receber 24 advogados de língua portuguesa em intercâmbio

terça-feira, 06 de julho de 2010 às 07:45


Brasília, 06/07/2010 - As Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de cinco Estados e mais a do Distrito Federal receberão, de 18 de outubro a 20 de novembro, advogados da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O intercâmbio é parte do Programa de Capacitação e Estágio Profissional para jovens advogados da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) e será promovido pelo Conselho Federal da OAB em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores.


O programa vai beneficiar quatro advogados de cada um desses países e consiste na realização de estágio profissional em escritórios de advocacia, além de cursos, palestras e viagem a Brasília para conhecer os tribunais superiores e o funcionamento do Judiciário brasileiro. O objetivo é estreitar as relações sócio-culturais, econômicas e de cooperação jurídica não somente entre a OAB e os advogados visitantes, mas também entre os países e suas instituições públicas ou privadas.


As programações destinadas aos jovens advogados serão realizadas nas Seccionais de Goiás (para advogados vindos de Angola); Paraná (para advogados de Cabo Verde); Pará (para advogados de Moçambique); Sergipe (para advogados oriundos de São Tomé e Príncipe); Rio de Janeiro (para advogados vindos do Timor Leste); e Distrito Federal (para advogados vindos da Guiné-Bissau).