Sarney diz a Ophir que vai "apadrinhar" o projeto Ficha Limpa no Senado
Brasília, 12/05/2010 - O presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP), garantiu hoje (12) ao presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, que vai "apadrinhar" o substitutivo do projeto de lei popular 518/2009, mais conhecido como "Ficha Limpa", que veda as candidaturas de políticos condenados em órgãos colegiados da Justiça. "Apadrinhe senador, porque se o senhor não apadrinhar não temos como aprovar esse projeto", afirmou Ophir, recebendo resposta positiva de Sarney.
Se for aprovado no Senado e sancionado pelo presidente da República até o dia 9 de junho, o Ficha Limpa valerá já para as eleições deste ano. Sarney declarou-se a favor do projeto ao receber o presidente da OAB e os integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) em seu gabinete. "Sou favorável a este projeto de lei, considero-o uma necessidade", afirmou. Sarney garantiu, ainda, que irá convocar as lideranças para votar logo o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei de iniciativa popular.
Ainda na reunião, o presidente nacional da OAB defendeu a importância de se apreciar e votar o projeto no Senado da forma mais célere possível. "Se houver interesse por parte dos membros dessa Casa há tempo hábil para tornar o Ficha Limpa válido já para as eleições deste ano e eu quero crer que há esse interesse efetivo. Vamos trabalhar da mesma forma firme em que trabalhamos na Câmara para vê-lo aprovado no Senado Federal", acrescentou Ophir. Com mais de 4 milhões de assinaturas, o projeto de lei conseguiu reunir mais de 40 entidades representativas da sociedade civil em seu apoio, entre elas a OAB.