Filha de João Alves e sobrinho de Deda aprovados para TJ-SE
Aracaju (Sergipe), 20/04/2004 - A filha do governador de Sergipe, João Alves; o pai da vice-governadora Marília Mandarino; o sobrinho do prefeito de Aracaju, Marcelo Deda; diversos outros parentes de primeiro grau de deputados e senadores. São alguns nomes que integram a lista dos aprovados no concurso realizado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, que está sendo contestado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Seccional da entidade daquele Estado.O concurso foi denunciado por fraudes que vão desde a clonagem de provas à contratação, por R$ 500 mil, sem licitação, da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Alagoas para aplicar a prova.
O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, tomou conhecimento hoje (20) da lista com os nomes dos aprovados no concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, cuja legalidade vem sendo questionada pela OAB-SE. A lista foi enviada a Busato pelo presidente da Seccional da OAB de Sergipe, Henri Clay Andrade, e traz entre os classificados várias pessoas que têm parentesco direto com políticos influentes do Estado. “Esse concurso foi uma vergonha, um escândalo, que precisa ser anulado para restabelecer a moralidade pública”, afirmou Busato ao receber a lista.
Outros nomes que chamam a atenção na lista de classificados para o concurso do TJ-SE são os de Maria Tereza Carvalho, que tem 66 anos, e o de Amílcar de Carvalho Filho, hoje com 68 anos. A primeira é mãe do deputado estadual Gilmar Carvalho (PV) e passou para o cargo de técnico judiciário da 4ª Região. O outro é pai da atual vice-governadora do Estado de Sergipe, Marília Mandarino, e conseguiu aprovação, com 77 pontos, para o cargo de técnico judiciário da 5ª Região.
Outro nome ligado a importante membro da política estadual é o de Maria Cristina Alves do Amorim. Ela é filha do atual governador de Sergipe João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE). Conforme a lista de aprovados divulgada pelo site do Tribunal de Justiça, ela assumirá vaga destinada a psicólogo, com um total de 93 pontos.
Outro parente de político do Estado é Terezinha Oliva Fonseca Ribeiro, filha do deputado federal Cleonâncio da Fonseca (PP-SE). Ela passou para o cargo de analista judiciário da 1ª Região, com 103 pontos. A lista de parentes do rol dos políticos influentes do Estado ganha continuidade com Carlos Eugênio Rocha Deda Chagas. Ele é filho do desembargador Cláudio Dinart Deda Chagas, que por sua vez é irmão do prefeito de Aracaju, Marcelo Deda.
Segundo o presidente da Seccional sergipana da OAB, coincidências como essas se repetem entre filhos de desembargadores e parentes de funcionários do Tribunal de Justiça. A entidade aguarda decisão da Justiça Federal sobre a ação civil pública que ajuizou, com pedido de liminar, com o intuito de anular o concurso.
As coincidências de nomes ligados ao meio político não param por aí, conforme a lista à disposição no site do TJ de Sergipe. Mayra Maynard Salgado de Carvalho passou com 94 pontos para o cargo de técnico judiciário da 1ª Região. Ela é filha da desembargadora Marylza Maynard e do secretário de Estado do governo de Sergipe, João Salgado de Carvalho Filho. Também com o sobrenome Maynard, foi aprovado no concurso Antônio Fernando Maynard Mendonça, que é sobrinho da desembargadora Marylza Maynard.