OAB Nacional cumprimenta OAB-RJ por fim de revistas arbitrárias a advogados

segunda-feira, 17 de agosto de 2009 às 03:06


Brasília, 17/08/2009 - O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, cumprimentou hoje (17), durante sessão plenária da entidade, o presidente da Seccional da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, por ter conseguido, junto ao Tribunal de Justiça do Estado, o fim das revistas aos advogados na entrada do Fórum. "Receba a OAB-RJ o aplauso do Conselho Federal por essa conquista no tocante à manutenção das prerrogativas profissionais dos advogados do Rio", afirmou Britto.


O fim das revistas consideradas discriminatórias aos advogados será anunciado amanhã (18) pela OAB e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Luiz Zveiter, durante ato público na entrada do Fórum. A partir de amanhã, ao advogado bastará se identificar com a carteira da OAB para ter acesso às dependências do Tribunal, não tendo mais que se submeter a detectores de metal ou a revistas de bolsas, pasta e documentos. O presidente nacional da OAB designou o conselheiro federal da OAB pelo Rio de Janeiro, Claudio Pereira de Souza Neto, para representar o Conselho Federal da entidade no ato público.


Segundo relatou o conselheiro Cláudio Pereira na sessão de hoje, as revistas aos advogados vinha acontecendo de maneira discriminatória, uma vez que a necessidade de se submeter ao mecanismo de segurança não vem sendo exigido de magistrados, procuradores de Justiça, defensores públicos ou mesmo de serventuários.