Petrobras esclarece publicação de meia-verdade sobre OAB no seu blog
Brasília, 11/06/2009 -O blog da Petrobras acaba de veicular as respostas enviadas ao jornal Folha de S.Paulo, inclusive o motivo pelo qual a empresa publicou uma meia-verdade em relação à posição do presidente nacional daOAB, Cezar Britto, sobreo blog e o estilo de divulgar matériasexclusivas dos jornais antes da publicação.
Respostas da Petrobras ao jornal Folha deS.Paulo
By Blog Fatos e Dados Petrobras
- A Petrobras acaba de divulgar, em seu blog, que decidiu que dará publicidade ao conjunto de perguntas de jornalistas e respostas da empresa com comentários a partir da zero hora do dia em que está prevista a publicação da reportagem. Podemos considerar isso um recuo da empresa, uma vez que, até então, o blog e seu presidente, José Sérgio Gabrielli, defenderam de forma veemente o que vinha sendo feito até então _ a publicação do conjunto "perguntas x respostas" momentos após a empresa ter enviado as respostas ao jornalista?
O que está sendo feito é um ajuste que compatibiliza as reivindicações e argumentações dos jornalistas com os propósitos do blog. A Petrobras não entende isso como um recuo. O blog Fatos e Dados foi criado para prestar esclarecimentos quanto a questionamentos relacionados à CPI e quanto a perguntas encaminhadas por jornalistas e respostas enviadas pela Companhia. E a Petrobras mantém esse propósito de transmitir de forma transparente as informações. As perguntas dos jornalistas e as respostas continuarão a ser publicadas no blog. A diferença será o momento da publicação, que passará a ser por volta das 0h, no caso de jornais e revistas, do dia da publicação da matéria, data que será informada pelo jornalista à assessoria de imprensa. No caso de programas de TV ou rádio, as perguntas e respostas serão postadas no blog no horário do programa indicado pelo jornalista. As perguntas e respostas aos veículos online serão publicadas no momento de publicação informado pelo repórter à Petrobras.
- Por que a empresa tomou esta decisão, se aparentava estar tão segura e satisfeita com os resultados da estratégia?
A pergunta parte de um interpretação equivocada quanto aos propósitos do blog. A Petrobras não aparentava estar satisfeita e segura com a ferramenta; ela, efetivamente, está segura e satisfeita. Desde que foi lançado, em 2 de junho, o site já recebeu 223 mil acessos e 4 mil comentários. A página da Petrobras no Twitter também está sendo cada vez mais visitada, com cerca de 1500 seguidores. A Companhia tem recebido enorme apoio pela iniciativa, o que a motiva a utilizar cada vez mais as redes sociais de circulação da informação para estabelecer canais de relacionamento direto com seus públicos.
Como informado na resposta anterior, o que está sendo feito é um ajuste. Houve interpretações equivocadas a respeito do blog, segundo as quais o objetivo da Companhia seria "vazar" o noticiário e intimidar os profissionais de imprensa. Esse nunca foi o propósito da companhia. Por isso, a Petrobras decidiu fazer uma alteração na ordem da postagem, sem abrir mão dos conceitos que orientam o blog. A Companhia vai manter a publicação das perguntas e respostas, permitindo ao público ter acesso à íntegra das informações prestadas pela Petrobras - um dos principais objetivos do blog -, mas apenas após o fechamento das matérias.
- Caso o processo editorial e/ou industrial do jornal determinem que a matéria sobre a empresa seja retirada da edição em produção para o dia seguinte _ ou seja, a matéria fique para um ou uns dias adiante _ haverá espaço para que o veículo entre em contato com a empresa e os produtores do blog, a fim de que a publicação no blog seja suspensa e, assim, a exclusividade seja mantida?
Sim. Caso haja mudança na data prevista de publicação pela imprensa, o jornalista deverá contatar a assessoria de imprensa da Petrobras informando a nova data. Os jornalistas mantêm contato permanente com a Petrobras e poderão informar a empresa sempre que houver alteração na data prevista de publicação de suas matérias. A intenção da Petrobras não é interferir ou prejudicar o trabalho da imprensa em nenhuma hipótese.
- Caso a resposta à pergunta anterior seja negativa, não estaria a empresa numa situação de querer pautar o veículo de comunicação, ou seja, de determinar a data em que a matéria deve ser publicada?
A resposta anterior esclarece a questão.
- Quantos jornalistas são destacados para abastecer e atualizar o blog? O trabalho está sob a responsabilidade de que profissional?
O Blog está sendo atualizado por profissionais próprios da Comunicação Institucional da Petrobras.
- Desde que o blog foi ao ar, já houve veículos estrangeiros questionando a empresa sobre o blog e/ou a CPI?
Até o momento, a Petrobras não foi questionada por veículos estrangeiros.
- Em caso afirmativo na pergunta anterior, a) qual foi o tratamento dado pela Comunicação da Petrobras ao caso? b) Houve alguma crítica ou apoio?
Como já foi respondido, não houve nenhuma consulta ou questionamento à empresa por parte de veículos estrangeiros.
- As perguntas de jornalistas estrangeiros também receberão a mesma publicidade que as dos jornalistas brasileiros nessas questões?
Sim, o tratamento será o mesmo, sejam veículos brasileiros ou estrangeiros.
- De que forma a Petrobras soube desse apoio da OAB? Foi pela entrevista aos jornais?
A Petrobras tomou conhecimento da posição da OAB por meio de declarações publicadas na imprensa.
- Se as reportagens publicadas até então sobre a opinião da OAB mostram que há um apoio com ressalvas, porque a Petrobras não mencionou a ressalva, dentro de sua política de transparência?
A Petrobras citou algumas entidades que apóiaram a iniciativa do blog. Em declarações publicadas na imprensa, o presidente da OAB afirmou que "não há nada contrário a uma instituição criar um blog como fonte de informação de seu pensamento, é até recomendável". Cezar Britto fez uma ressalva à questão de manter a exclusividade da informação do jornalista.
- Como o presidente da OAB desaprovou ontem a divulgação de perguntas e respostas previamente à publicação, a decisão da Petrobras, anunciada nesta quarta-feira, de publicar perguntas e respostas depois da zero hora do dia em que a publicação é prevista, pode ser uma revisão de posição em resposta à crítica de Britto ou foi apenas uma coincidência?
As razões da decisão já estão devidamente esclarecidas nas perguntas acima. De qualquer modo, a Petrobras reafirma que a sua decisão demonstra o respeito da Companhia ao trabalho dos jornalistas e da imprensa. A Petrobras mantém um diálogo permanente com a sociedade e com todas as entidades que defendem a ética e a democracia, estando sempre aberta a opiniões e atitudes que ajudem a avançar as instituições brasileiras.
Essa entrada foi postada em Junho 11, 2009 às 12:03 am sob a(s) categoria(s) 1. Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0feed. Você pode responder, ou rastrear de seu próprio site.