OAB-DF cria posto de certificação digital para advogados com nova carteira

quinta-feira, 09 de abril de 2009 às 07:01


Brasília, 09/04/2009 - A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal montou, em sua sede, em Brasília, um posto de validação de certificado digital. O serviço é voltado para os advogados que possuem o novo cartão da OAB, já adaptado para a tecnologia, e solicitaram a certificação pela Internet.


O certificado digital é um software implantado no chip do novo cartão. Com ele, o advogado pode validar assinaturas e mensagens digitais, além de peticionar por meio eletrônico. Os principais tribunais do País já trabalham com o processo digital. Entre os órgãos que oferecem esse serviço estão os tribunais superiores, a rede dos tribunais regionais do trabalho e os fóruns ligados ao sistema de Processo Judicial Digital (Projudi).


Por determinação do Conselho Federal da OAB, os cartões da Ordem devem ser substituídos pelo novo modelo, preparado para o processo de informatização da Justiça. Os documentos antigos perderam a validade em 31 de janeiro.