OAB cumprimenta Vidigal por sua eleição à Presidência do STJ
Brasilia, 03/03/2004- O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, acaba de ligar para o ministro Edson Vidigal, do Superior Tribunal de Justiça, cumprimentando-o por sua eleição hoje para a presidência daquele tribunal A posse de Vidigal está marcada para o dia cinco de abril. Para Busato, é importante a chegada do ministro Vidigal ao comando da mais alta Corte infra-constitucional do país neste momento em que a sociedade discute os novos rumos do Judiciário.
O próximo presidente do STJ está alinhado, na opinião de Busato, entre aqueles magistrados de visão mais avançada com relação ao chamado controle externo do Judiciário, que está em fase de discussão no Congresso Nacional. Busato entende que o ministro Vidigal tem todas as condições para desenvolver um trabalho de vanguarda no segundo maior tribunal do país. “ O ministro Vidigal sabe que o modelo de controle externo proposto pela OAB não é para controlar as decisões dos juizes e , sim , para aperfeiçoar a gestão administrativas dos tribunais.”.
Natural de Caxias, no Maranhão, o ministro Edson Vidigal é graduado em Direito pela Universidade de Brasília, onde fez também os cursos de pós-graduação em Teoria Geral do Direito Público, Filosofia do Direito, Criminologia, Administração Pública Municipal e o curso de extensão Direito Americano e Pensamento Político Brasileiro. Na Universidade de São Paulo fez o curso de Legislação Social. Na área do direito desenvolve intensa atividade como professor, lecionando Direito Penal e Direito Eleitoral na UnB, dando aula também na Escola Superior da Magistratura do Maranhão, onde é membro da Academia Maranhense de Letras.
Vidigal foi nomeado pelo então presidente da República, José Sarney, para o extinto Tribunal Federal de Recursos (TRF) em dezembro de 1987. É ministro do STJ desde outurbro de 1988 quando entrou em vigor a nova Constituição, que transformou o TRF no Superior Tribunal de Justiça.