OAB presente a sessão de posse de Gilson Dipp como corregedor do CNJ

segunda-feira, 08 de setembro de 2008 às 10:42

Brasília, 08/09/2008 - O membro honorário vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ex-presidente da entidade, Reginaldo Oscar de Castro, representará a entidade, por designação do presidente nacional da OAB, Cezar Britto, na cerimônia de posse do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dipp foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir o ministro Cesar Asfor Rocha, que deixou o CNJ para assumir a presidência do STJ. A cerimônia de posse será realizada às 17h de hoje (08) na sede do Supremo Tribunal Federal, em Brasíila.


Desde maio de 2007, Gilson Dipp ocupava a função de coordenador-geral da Justiça Federal e, entre outras ações, coordenou a instalação e o funcionamento dos juizados especiais federais aeroportuários, logo após o "apagão aéreo". Gilson Dipp é o terceiro ministro do STJ a assumir o cargo de corregedor nacional de Justiça, já ocupado pelos ministros Antônio de Pádua Ribeiro e Asfor Rocha.


Gaúcho de Passo Fundo, Gilson Dipp é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira como advogado em 1968 e foi nomeado juiz do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1989. Foi membro suplente do Tribunal Regional Eleitoral de 1991 a 1993 e titular de 1995 a 1997 e exerceu a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no biênio 1993/1995. Integra o STJ desde 1998, tendo presidido a Quinta Turma e a Terceira Seção do Tribunal.